segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Eu não consigo, eu sou muito pequeno!

Olá pessoal,

 Na terça-feira passada tivemos aula de Prática e Metodologia de Ensino.
A professora Frau Stukenbrock é alemã,  viveu no México e fez também estudos na área de educação infantil na África. E eu como Socióloga, fiquei apaixonada pela história dela  =)

O tema que ela abordou foi justamente sobre crenças limitantes e o exemplo foi o seguinte:

Havia uma corda pendurada no teto com um sino e uma cadeira. O exercício era que a criança subisse na cadeira e tocasse o sino. Algo que parece ser muito simples, era algo para os pais extremamente perigoso e aqueles que estavam ao redor, automaticamente queriam "ajudar" as crianças levantando-as ou desestimulando-as, porque aquilo era perigoso.
Até que uma certa criança chegou à professora e mesmo sem ter tentado disse:
- Eu não posso, eu não consigo, meus pais dizem que sou muito pequena.

É muito triste saber que estas crenças limitantes que são implantadas no cotidiano pelas pessoas, ou pelos nossos pais (que são nossos primeiros modelos), ficam tão profundamente presas em nosso inconsciente, que acabamos desistindo de tentar e levamos estas vozes por toda nossa vida.

Queridos pais, dêem a chance delas fazerem por si próprias e se sentirem felizes com a conquista. 
Muitas vezes os pais perdem a chance de si surpreenderem pelos seus filhos, devido seus medos e inseguranças. O nosso medo que ela caia, o nosso medo que ela se suje, o nosso medo de que ela sofra, o nosso medo de que algo aconteça, como se a gente tivesse a capacidade de controlar e evitar a vida dela.
Esquecemos que NãO são os pais, professores, Deus ou Divindades que são os maiores Mestres... mas sim a "Prática".
  

Obrigada pela atenção
Se gostou, por favor compartilha! =D

Foto

#euconsigo #pedagogiadootimismo #motivação

Nenhum comentário:

Postar um comentário