segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Pedagogia do otimismo

Olá pessoal,

Como havia prometido, hoje irei tratar sobre a "Pedagogia do otimismo".

No post Pedagogia do pessimismo, afirmei que este tipo de educação inviabiliza a possibilidade do aprendizado de novas capacidades, pois parte do pressuposto que a criança está pré-determinada a aprender apenas àquilo que foi passado geneticamente pelos pais.


Hoje quero propor a "Pedagogia do otimismo" que afirma que todo e qualquer indivíduo tem a capacidade de adquirir qualquer conhecimento, basta apenas estar rodeado e ser influenciado positivamente por novas habilidades.

Esta teoria afirma que o indivíduo nasce como uma tabula rasa (Aristóteles), ou seja, uma folha em branco, a ser preenchida.
Sendo assim, por exemplo, apesar dos pais não tocarem nada de violão, se colocarem seu filho num curso e ele escutar música todos os dias, ou tiver amigos com interesses semelhantes (tudo que estimule o interesse desta criança) haverá uma probabilidade relativamente positiva para que o filho aprenda a tocar violão e quem sabe, ser um profissional de carreira. =D


Como uma lenha na fogueira, a Educação é apenas o combustível para estimular o desenvolvimento da criança. Ela também têm os seus limites. 
Se a criança, por exemplo, não tiver um apoio da família, a educação na escola, por si só, não será eficaz. Como destaquei no post "Eu não consigo, eu sou muito pequeno", a criança precisa de estímulos positivos e através da parceria (escola e pais) terá a chance de desenvolver habilidades necessárias para o seu crescimento pessoal, emocional, intelectual, social, etc.



Obrigada pela atenção
Se gostou, por favor compartilha! =D

http://institutosocrates.com.br/2014/01/08/professor-espanhol-aponta-sentidos-ocultos-na-educacao/

Foto

#pedagogiadootimismo #pedagogiadopessimismo #euconsigo #estímulospositivos

Nenhum comentário:

Postar um comentário